Sistemas    Serviços   Etiquetas    Clientes    downloads   Canal   Links    Empresa    Contato
     
   
Delphi NET


“Delphi e as mudanças no mundo do desenvolvimento de softwares”

Assunto: A transição do desenvolvimento do Win32 para .NET será gradual, e levará algum tempo graças ao Delphi, a solução que compartilha as necessidades do desenvolvimento de softwares do hoje e do amanhã.

Apesar de estarmos num período de transição, temos que encarar o fato que o desenvolvimento de softwares está crescendo.

Após anos de desenvolvimento em aplicações Win32 , chega algo novo, o .NET. Para alguns, principalmente aqueles desenvolvedores de aplicações dinâmicas Web que usam ASP .NET,o .NET já faz ou rapidamente fará parte da sua vida. Para o restante, o .NET é o seu futuro.

Mas e hoje em dia? Você deveria abandonar as aplicações Win32 em favor do .NET ?

Essa é uma pergunta pertinente, eu a ouço diariamente e é uma questão na qual eu venho pensando um bocado. Uma vez que desenvolvo apostilas para desenvolvimento de software, eu preciso antever as necessidades dos meus clientes muito tempo antes. Como resultado, o caso de adquirir agora ou depois o .NET é algo que venho brigando há algum tempo. E eu acho que a resposta é “não”, no entanto eu decidi incluir ambos Win32 Delphi e Delphi para .NET nos cursos que ofereço.

Vamos encarar o fato que a estrutura do .NET é excelente, eu adoro, e se você ainda não usa, garanto que também irá adorar. Mas para a maioria dos desenvolvedores, o (FCL) framework class library, é um trabalho em progresso, e provavelmente não suprirá as necessidades dos seus desenvolvimentos.

Entenda que eu disse “maioria”, não disse “todos”, isto porque a maioria de vocês estão construindo aplicações de clientes que rodam em workstations. Se você está construindo web sites dinâmicos ou aplicações web services, o FCL fornece uma solução sólida hoje em dia. Eu sinto que o mesmo não pode ser dito sobre client applications, na minha opinião, se você está construindo client applications, o WIn32 continua sendo o melhor e continuará sendo por muitos anos.

Se você não acredita em mim, considere isso: o framework do .NET , .NET IDEs(integrated development environments) como o Visual Studio 2003 .NET da Microsoft , C#Builder e o Delphi 8 para o Microsoft .Net Framework, todos contam com a plataforma Win32. Uma vez o .NET integrado no sistema operacional, isso irá mudar.Mas eu estou falando sobre hoje, e hoje nós vivemos num mundo Win32 ( vale a pena dizer que aplicações Win32 construídas hoje, serão capazes de rodar sem mudanças no Longhorn, a nova geração de sistema operacional da Microsoft por volta de 2007).

Tudo isso me leva a acreditar que a Borland obteve sucesso com o Delphi 8 para .Net Framework, fazendo do Delphi uma escolha ideal tanto para os que já são desenvolvedores de softwares, ou para futuros desenvolvedores.Essa conclusão é baseada em três pontos:

Primeiro: Delphi é atualmente a melhor ferramenta para desenvolver aplicações Win32, em contrapartida, desenvolvedores em Visual Basic que continuam a desenvolver ou mantém aplicações Win32 estão trabalhando com um IDE que tem quase 6 anos.( Visual Basic foi lançado em 98).Imagine como você se sentiria se a ultima versão do Delphi fosse a 3, a maioria iriá concordar que Delphi 3 é melhor que VB6.

Não fique esperando a Microsoft lançar uma nova versão Win32 para VB ou C++, isso não acontecerá, contudo a Borland já informou que uma atualização na versão do Delphi 32 está sendo feita, será uma das melhorias adicionadas ao Delphi 8.Uma atualização no Win 32 garantirá melhor compatibilidade entre códigos Win32 e .NET, e também a melhoria do já excelente ambiente de desenvolvimento.

Segundo: se você precisa de deploy client applications hoje usando o .Net framework, apenas o Delphi 8 permite você construir uma interface de primeira classe. O Delphi 8 não apenas proporciona para você o FCL, o qual eu ainda não sinto ser adequado para a maioria das client applications, mas também te dá a VCL.NET ( uma versão .NET da visual component library). Apenas com o VCL.NET você pode construir client applications user interfaces em .NET que se depara com a grande expectativa dos seus clientes finais.

Eventualmente o FCL irá envolver e será mais adequado para client user interfaces, mas você consegue isso hoje em dia com o Delphi 8

Finalmente , o Delphi permite você a preservar o seu investimento em desenvolvimento de software, e eu não estou apenas dizendo sobre códigos que você escreveu ontem ou ano passado, mas sim sobre os códigos que você estará escrevendo , tanto escrevendo aplicações para Win32 ou .NET usando Delphi, como também todos os códigos que você escreve hoje irá compilar amanhã.

Se você ainda não deu uma olhada no Delphi 8 para Microsoft .NET Framework , baixe a versão trial do Delphi Architect ,ou melhor ainda , se você não é usuário do Delphi 7 ( a ultima versão Win 32), você deve considerar uma atualização para Delphi 8, a atualização Delphi 3-6 para Delphi 8 que inclui o Delphi 7.

Sobre o Autor:

Cary Jensen é presidente da Jensen Data Systems,Inc. uma companhia de treinamento e consultoria que ganhou o 2002 e 2003 Delphi Informant Magazine Readers Choice Awards por melhor treinamento. Ele é autor e apresentador do Delphi Developer Days 2004 e Advantage Developer Days 2004, informações e seminários que fazem um tour na Europa e Américado Norte. Cary é também um award winning , best seller co-autor de dezenove livros , incluindo Advantage Database Server: The Official Guide (2003, McGraw-Hill/Osborne), Building Kylix Applications (2001, Osborne/McGraw-Hill), Oracle JDeveloper (1999, Oracle Press), JBuilder Essentials (1998, Osborne/McGraw-Hill), and Delphi In Depth (1996, Osborne/McGraw-Hill). www.jensendatasystems.com

 
 
 
::Todos direitos reservados - 2004 - www.wizsistemas.com.br / design by MallonDesign::